A secagem de alimentos é ideal para preservá-los sem que os mesmos percam sua qualidade nutricional. A secagem ou desidratação de alimentos reduz sensivelmente a quantidade de água presente que pode ser energeticamente custoso e demorado. Secadores ou equipamentos de fluxo térmico precisam ser calibrados para que os alimentos atinjam os níveis de umidade desejados pelo consumidor.
A qualidade do produto é o principal critério de sucesso, pois o bem maior não é o alimento, mas sua atividade no ser humano. Como fazer isso de forma eficiente? O complexo agora pode se tornar simples, pois é preciso relacionar os processos às pessoas. A melhor maneira é que o processo seja industrializado ao gosto do freguês e, portanto, relacionar a manufatura individualizada às diversas questões de preferência fazem brotar o fundamento da Indústria 4.0 para o setor de alimentos e bebidas.
Critérios para a secagem de alimentos
Para remover água do interior de um alimento não basta somente ajustar os fluxos de troca de calor e massa, é preciso integrar sistemas e criar metodologias que permitam o entendimento completo de toda variável operacional e seu impacto na eficiência de processo.
Uma metodologia eficiente na indústria de alimentos e bebidas inclui a prototipagem virtual, isto é, melhorar um processo com aplicação de melhorias em equipamentos.
Essa técnica preditiva permite o estudo das variáveis operacionais sem a necessidade de protótipos físicos ou paradas para testes. Assim, é possível otimizar o tempo, reduzir custos, aumentar a segurança no processo de produção e reduzir desperdícios com a digitalização.
Mãos à obra?
Para iniciar esse processo de digitalização é salutar utilizar um software de simulação computacional da SIEMENS com o STAR-CCM+ para tornar a secagem de alimentos mais eficiente. A redução de custos na produção pode crescer em até 4x.
Para conhecer melhor a prototipagem virtual aplicada a secagem de alimentos entre em contato com um de nossos consultores e descubra hoje mesmo como acontece esse processo de maneira prática e confiável, sem precisar parar a produção e ter prejuízos financeiros.