Com as constantes variações do mercado econômico em diversos setores da indústria, é necessário que as empresas busquem economia no desenvolvimento de produto de maneiras eficientes para proteger ou aumentar sua margem com uma produção de menor custo e maior eficiência quando o mercado estiver em baixa.
Uma das maneiras encontradas para evoluir dentro dos setores produtivos é o balanceamento da quantidade de matéria-prima utilizada para a fabricação de um produto mantendo o desempenho no resultado final.
Economia no Desenvolvimento de Produto – Menos matéria-prima, mesma qualidade!
E como reduzir matéria prima sem perder qualidade, segurança e até mesmo o design do produto? A resposta está nos processos de automação da indústria 4.0.
Leia também: Digitalização da Indústria 4.0 Farmacêutica – tornando o processo produtivo mais eficiente e reduzindo custos.
A Indústria 4.0 é considerada a 4° Revolução Industrial. É a revolução da tecnologia como o centro dos processos de produção. Guto Ferreira, presidente da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), explica essa revolução como: “inteligência artificial, robótica, análise de dados e a internet das coisas trabalham de forma integrada. Sensores permitem a rastreabilidade e o monitoramento remoto de todos os processos”.
Os processos da indústria 4.0 permitiram criar formas eficazes de medir a qualidade do produto e predizer a quantidade de material que será necessário para sua fabricação.
Podemos pegar, por exemplo, o caso da aplicação de massa de aço em um produto da indústria. Com plataformas de simulação como a SIMCENTER 3D da Siemens, é possível medir a quantidade de massa que será necessária para produzir uma peça com os mesmos índices de qualidade, durabilidade e segurança para o mercado.
A partir utilização de plataformas como a SIMCENTER 3D da Siemens, utilizada pela JL Engenharia é possível chegar a uma redução de mais de 30% de matéria prima em um único produto!
Na Prática: desenvolvimento de produto
Assista ao vídeo onde demonstramos em 5 minutos como funciona na prática essa plataforma quando aplicada ao desenvolvimento de um pedal de freio.
Como apresentado no vídeo, houve uma redução de massa de 32% de aço no pedal inicial para o final e demonstrado com testes de alto padrão a qualidade e a segurança do produto.
Essa redução da matéria-prima quando colocada na ponta do lápis, dentro de uma produção em massa, certamente impactará favoravelmente a lucratividade da empresa e impactará na economia no desenvolvimento de produto.
Tire suas dúvidas conosco sobre como essa plataforma funciona e sobre como o processo apresentado nos 5 minutos do vídeo pode ser aplicado na sua indústria.
Ensinamos como realizar cada etapa do início ao fim com a garantia de seu produto otimizado. Não compre mais aço do que o necessário, economize!