Muitos leitores devem conhecer Ricardo Amorim, top influencer no Brasil, com opiniões sobre economia, política, sustentabilidade, cidadania e diversos outros assuntos. Me incluo aqui entre seus fãs e leitores.
Dias atrás, me chamou atenção sua citação em uma palestra: “Se você acha que o custo de inovar é alto, experimente o custo da irrelevância”
Trazendo a frase acima para o mundo da engenharia, a inovação precisa cada vez mais estar no DNA de projetistas e designers. Como posso reduzir o custo do meu produto? Como torná-lo mais eficiente? O que meu cliente realmente precisa? Qual a melhor configuração geométrica e operacional do meu produto/processo?
Essas dúvidas são constantes em qualquer empresa de manufatura e processos. Para respondê-las, é preciso inovar, pensar fora da caixa. Mas, qual o custo para inovar? Consigo encaixar dentro de itens prioritários de meu orçamento?
Conhecemos a realidade do mercado, ambiente extremamente complexo e competitivo. Precisamos fazer mais com menos! Porém, não tenham dúvidas: inovação não é custo, é investimento!
Dentre diferentes formas de inovar, em termos de engenharia, a simulação em CFD se mostra aquela com menor tempo de retorno do investimento. Muitas vezes, esse retorno se dá pela economia direta de material, ou redução de custo com prototipagem física, ou mesmo aumento de receita pela associação da companhia com tecnologias de ponta.
O vídeo abaixo mostra um exemplo prático de como a simulação computacional permitiu otimizar um sistema de refrigeração de componente eletrônico, chegando a 51% de redução de massa e 25% em melhoria de resfriamento (a cor vermelha indica maior temperatura).
Um estudo de otimização como o destacado acima permitiu testar virtualmente 200 cenários em apenas 2 dias.
Seria viável fabricar 200 protótipos físicos deste componente eletrônico, com características geométricas diferentes, em apenas 2 dias? A resposta é óbvia, e destaca a importância da simulação para atingir um nível de inovação e aumento de eficiência requerido pelo mercado.
A mesma metodologia colocada acima se aplica para qualquer equipamento e processo imaginado. As ferramentas da SIEMENS permitem simular dos mais simples aos mais complexos equipamentos industriais e fenômenos físicos, buscando o completo entendimento e implantação de novas ideias, testando as inovações virtualmente.
Simulação CFD na prática – Inovação Virtual para o Mundo Real
O Simcenter STAR-CCM+ é um software completo para a simulação de produtos e projetos que operam em condições do mundo real, com exploração de projeto automatizada e otimização, permitindo que você explore eficientemente todo o espaço do projeto, em vez de focar pontualmente em cenários de projeto já conhecidos. É a inovação da engenharia.
O STAR-CCM+ é o software de dinâmica de fluidos líder do mercado mundial, que permite simular quase todo problema de engenharia que envolve o fluxo de líquidos, gases ou sólidos, em conjunto com toda a física associada (reações químicas, trocas térmicas, interações multifásicas).
JL Engenharia e Software: sua melhor parceira para implantar a simulação CFD buscando metodologia para inovação
A JL Engenharia e Software é parceira SIEMENS DIGITAL INDUSTRIES SOFTWARE com o selo Smart Partner Expert. Este selo é concedido pela experiência e expertise nas aplicações práticas de ferramentas SIEMENS para simulação e otimização em engenharia.
Entre em contato e descubra rapidamente como as soluções SIEMENS podem auxiliar sua empresa no processo de digitalização, visando a otimização de produtos e processos.
Bem-vindo à Indústria 4.0!
SIEMENS Digital Industries Software – Where today meets tomorrow