Seja para controlar o sistema de exaustão de plantas industriais, seja para garantir o ar tão necessário em processos de queima, ou mesmo ventilar e controlar a temperatura de nossos ambientes, a presença de ventiladores industriais, principalmente centrífugos, é fundamental em qualquer unidade produtiva.
E quando pensamos nos principais desafios encontrados no projeto destes equipamentos? Provavelmente os três mais citados seriam: aumentar eficiência (ganho de pressão com menor consumo energético), reduzir ruído, evitar vibração.
Conforme já visto neste post sobre simulação CFD, a forma tradicional de testar e resolver desafios enfrentados em projetos de ventiladores industriais seria através de teste físico.
- Construir o protótipo;
- Testar o ventilador em sistema controlado, levantando a curva do ventilador;
- Instalação em campo;
- Torcer para dar tudo certo!
Apesar da inegável experiência de fabricantes, nem sempre é possível prever de antemão todas as variáveis que podem influenciar na eficiência e operação de ventiladores. O que torna a etapa tradicional descrita acima como ineficiente, ou extremamente custosa em caso de novos testes físicos (retrabalho!).
Para contornar tais desafios, a simulação CFD permite realizar o procedimento acima de forma virtual, testando uma gama de cenários os quais seriam inviáveis através de testes físicos.
O protótipo físico somente será desenvolvido após uma ampla checagem virtual de todos os componentes e parâmetros construtivos, aumentando a assertividade. Ou seja, maior eficiência com menor custo!
Para a realização de simulações em CFD, fornecemos o STAR-CCM+, desenvolvido pela SIEMENS. Este poderoso software permite realizar análises detalhadas de otimização dos mais diversos equipamentos rotativos presentes na indústria, desde ventiladores axiais, centrífugos, blowers. Não há limite em termos de otimização.
Pode-se buscar a melhor configuração da voluta, perfil ideal de pás, número de pás. Tudo isto visando maior ganho de pressão, com menor toque no eixo, o qual está relacionado ao consumo energético.
O nível de ruído pode ser medido virtualmente, em decibéis. Ou seja, é possível quantificar se determinada condição de operação produzirá nível de ruido acima do desejável, permitindo antecipar as soluções (por exemplo, isolamento acústico).
Gostaria de testar seu projeto de ventilador e sistema de ventilação industrial? Entre em contato conosco!
Simulação CFD na prática – Inovação Virtual para o Mundo Real
O Simcenter STAR-CCM+ é um software completo para a simulação de produtos e projetos que operam em condições do mundo real, com exploração de projeto automatizada e otimização, permitindo que você explore eficientemente todo o espaço do projeto, em vez de focar pontualmente em cenários de projeto já conhecidos. É a inovação da engenharia.
O STAR-CCM+ é o software de dinâmica de fluidos líder do mercado mundial, que permite simular quase todo problema de engenharia que envolve o fluxo de líquidos, gases ou sólidos, em conjunto com toda a física associada (reações químicas, trocas térmicas, interações multifásicas).
JL Engenharia e Software: sua melhor parceira para implantar a simulação CFD buscando metodologia para inovação
A JL Engenharia e Software é parceira SIEMENS DIGITAL INDUSTRIES SOFTWARE com o selo Smart Partner Expert. Este selo é concedido pela experiência e expertise nas aplicações práticas de ferramentas SIEMENS para simulação e otimização em engenharia.
Entre em contato e descubra rapidamente como as soluções SIEMENS podem auxiliar sua empresa no processo de digitalização, visando a otimização de produtos e processos.