A situação da pesquisa e desenvolvimento no Brasil se agrava a cada ano. Independente do governo ou ideologia, é inegável que pesquisa e desenvolvimento são sempre os setores que sofrem os primeiros e mais severos cortes orçamentários.
Pesquisadores precisam tirar “leite de pedra” para conseguir manter uma estrutura mínima para desenvolver projetos de ponta, que poderão auxiliar o país a resolver grande parte de seus problemas tecnológicos atuais.
Sendo assim, a aplicação de simulação CFD em pesquisas acadêmicas se torna cada vez mais desafiadora frente aos cortes orçamentários para pesquisa e desenvolvimento.
Para superar esses desafios, a SIEMENS possui modelos flexíveis de licenciamento do STAR-CCM+, com preços acessíveis, garantindo uso praticamente ilimitado do software para diversos usuários.
Veja como neste post!
Relembre o que é simulação CFD
A simulação CFD (Dinâmica de Fluidos Computacional) utiliza as leis fundamentais da mecânica que governam as equações da dinâmica dos fluidos para formular matematicamente um problema físico.
Uma vez que o problema é formulado, recursos computacionais empregam métodos numéricos para resolver essas equações por meio de software de CFD, obtendo assim soluções numéricas para as propriedades físicas envolvidas.
Veja o STAR-CCM+ em ação em um caso de simulação de combustão
A precisão da simulação CFD depende da fidelidade do modelo, das aproximações e suposições feitas, da validação experimental e dos recursos computacionais disponíveis.
É crucial caracterizar as incertezas e erros na simulação CFD para que ela seja uma ferramenta eficaz em projetos e análises.
O STAR-CCM+ é o solver multifísico mais completo no mercado, permitindo simulações CFD, DEM e FEA, por exemplo.
Modelagens complexas como acústica, eletromagnetismo e eletroquímica estão também disponíveis. O acoplamento entre diferentes físicas é feito de forma automática, dentro de uma única interface gráfica.
Adicionalmente, todas as etapas de preparação de geometria, geração de malha computacional, setup físico, parâmetros de solver e pós-processamento são realizadas em uma única interface moderna e intuitiva.
Essa característica única do STAR-CCM+ permite maior eficiência no ciclo de desenvolvimento de simulações.
Saiba mais sobre o uso do STAR-CCM+ na Indústria química
SIEMENS STAR-CCM+ no meio acadêmico
A utilização de simulação computacional via CFD é uma ferramenta poderosa no meio acadêmico, onde podem ser desenvolvidos modelos avançados de simulação, visando melhor compreensão de fenômenos físicos presentes em complexos equipamentos e processos.
Para este setor, o STAR-CCM+ pode ser licenciado através do cômputo de horas efetivamente utilizadas para simulação, na modalidade Power On Demand.
Nesta modalidade, as horas de uso adquiridas podem ser utilizadas em qualquer computador, cluster, ou nuvem, sempre utilizando o máximo poder de processamento (número de núcleos) da máquina onde o software será aberto.
Isto garante a máxima flexibilidade para as simulações complexas, por vezes demoradas, que são necessárias em projetos avançados de pesquisa e desenvolvimento.
O formato de aquisição das horas via Power on Demand é também facilitado, com modalidades onde o número de usuários é ilimitado. Tudo isto com um valor acessível, com foco em fomentar a pesquisa e desenvolvimento no Brasil.
Veja mais aplicações do STAR-CCM+ abaixo:
CFD na Indústria de Papel & Celulose
Despoeiramento na Indústria Siderúrgica
Entre em contato para começar desde já a utilizar o STAR-CCM+ para simulações CFD em seu projeto de pesquisa e desenvolvimento no setor acadêmico.
Conclusão
A simulação CFD é uma ferramenta poderosa para buscar a inovação, através de pesquisa e desenvolvimento. Com o software STAR-CCM+, é possível obter o gêmeo digital de quaisquer equipamentos e processos de engenharia.
A simulação permite reduzir custos com experimentos físicos, aumentando a produtividade e gerando insights no projeto de pesquisa e desenvolvimento no meio acadêmico.
Quer aplicar a simulação CFD com o STAR-CCM+ para seu projeto de pesquisa e desenvolvimento? Fale com a JL Engenharia & Software.
SIEMENS Digital Industries Software – Where today meets tomorrow!