Como a digitalização ajudará a superar os principais desafios da indústria

Desde 2023, empresas de diversos setores continuam a enfrentar incertezas recentes, ao mesmo tempo que vislumbram um futuro repleto de potencial. A presença de produtos inteligentes e conectados nas indústrias tem crescido, com as empresas buscando aprimorar a funcionalidade e a experiência do usuário por meio de software e eletrônica, além de um interesse crescente em fontes de energia limpa.

Entretanto, os desafios relacionados à gestão da cadeia de suprimentos, à dinâmica da força de trabalho e à inovação sustentável têm alimentado a incerteza do passado, enquanto oferecem oportunidades significativas para inovação e soluções criativas.

Embora os desafios enfrentados pelas empresas em 2024 sejam semelhantes aos de antes, existem diferenças sutis que terão grandes impactos nas indústrias e nas empresas nos próximos anos.

É interessante considerar essas tendências em termos da pressão que cada uma exerce sobre as indústrias, como se fosse medida por um manômetro, instrumento para medir a pressão dos fluidos. 

Isso nos permite analisar cada tendência em relação às outras e avaliar como elas mudaram desde o ano passado.

Confira mais neste post! 

Os cinco manômetros

Considerando este conjunto de manômetros com um dedicado para cada tendência ou desafio, podemos pensar em como as leituras desses manômetros mudarão nos próximos anos, e sobre o que pode estar impulsionando cada mudança na pressão.

Força de trabalho (em alta)

A próxima geração de engenheiros e técnicos está entrando na indústria com muito talento e paixão, mas não rápido o suficiente para reforçar as equipes que precisam de mais recursos. 

Como resultado, indústrias de todos os tipos enfrentam escassez em funções-chave, desde a engenharia até a produção, forçando as empresas a encontrar novos métodos para substituir o talento e a experiência que saem, combinando novos talentos e novas tecnologias.

Sustentabilidade (para cima): 

Diversos incentivos e forças estão impulsionando a indústria rumo a um futuro mais sustentável. Isso inclui novas regulamentações, novas oportunidades de negócios e a capacidade de promover mudanças sociais, além de estabelecer posições de liderança em operações ambientalmente amigáveis. 

No futuro, a pressão para que as empresas tomem medidas em relação às mudanças climáticas e melhorem a sustentabilidade global de suas operações continuará a aumentar. Empresas que não se adequarem enfrentarão penalidades significativas, seja por parte dos governos, pela perda de negócios ou por uma imagem de marca prejudicada.

Saiba como a simulação computacional pode melhorar o índice ESG de uma empresa

Ritmo de inovação (uniforme): 

Há uma longa tendência de aceleração dos ciclos de inovação em muitos setores. Isto continuará à medida que as empresas enfrentam ciclos de desenvolvimento mais rápidos e um impulso constante para inovar para se manterem à frente da concorrência. 

Embora esta pressão seja elevada, em relação a outras pressões, permanecerá praticamente a mesma de 2023 até ao novo ano.

Custo (para cima): 

As coisas estão mais caras em todos os níveis da cadeia de abastecimento e os produtores enfrentam aumento no custo de mão de obra e materiais. 

Do lado do consumidor, tudo está se tornando mais caro, o que reduz simultaneamente a vontade e a capacidade do consumidor de suportar quaisquer aumentos adicionais de custos. 

O resultado é que as empresas não conseguem aumentar os preços para compensar o aumento dos custos e devem, portanto, procurar aumentar a eficiência para gerir os custos e manter as suas margens operacionais.

Cadeia de suprimentos (para baixo): 

As pressões da cadeia de suprimentos foram aliviadas, especialmente com a recuperação da produção de chips de silício. 

Mesmo que este indicador caia, as empresas devem permanecer vigilantes em relação à próxima disrupção. Não se sabe quando ou onde ocorrerá a próxima inquietação, como foi claramente demonstrado pela pandemia da COVID-19.

Como as empresas se preparam para enfrentar os desafios do futuro? 

É fundamental olhar para além das flutuações imediatas nas pressões industriais e adoptar uma estratégia para nos tornarmos mais resilientes, ágeis e adaptáveis ​​para o futuro. 

A melhor maneira de fazer isso é por meio da transformação digital. 

A transformação digital permite que as empresas gerenciem seus negócios tanto no mundo real quanto no digital. 

Esta combinação do real e do digital desbloqueia um recurso crítico: os dados. A união desses dois mundos permite o fluxo de dados entre todas as partes interessadas envolvidas no desenvolvimento de um produto ou no próprio processo de produção.

Comece a transformação digital na sua empresa agora mesmo! Fale com a JL Engenharia & Software.

SIEMENS Digital Industries Software – Where today meets tomorrow!