A simulação já foi para poucos, mas hoje vamos mostrar que está cada vez mais fácil implementar simulação e utilizar esta tecnologia. A competitividade e o dinamismo dos mercados exigem que o desenvolvimento do produto seja rápido e eficiente. Não há mais espaço para tentativa e erro. A tecnologia 4.0 já é realidade. Se você não usa, provavelmente o seu concorrente sim. Seja você o disruptivo.
Os benefícios do uso de simulação computacional no desenvolvimento de produtos e aprimoramento dos processos são grandes, como mostramos neste post sobre simulação e ESG. Mesmo demonstrando claramente o quanto o impacto da simulação nos negócios é positivo, algumas empresas esbarram nos desafios de ter pessoas qualificadas ou hardware adequado. Estes são os principais obstáculos para implementar a simulação.
O sucesso na implantação da simulação exige a adequada infraestrutura de pessoas e equipamentos. Pensando nisso, a JL Engenharia e a Siemens oferecem diversas abordagens que já foram implementadas com sucesso por diversas empresas para superar essas barreiras. Veja a seguir essas diferentes abordagens que podem ser utilizadas para atender às necessidades das empresas.
Treinamento e suporte customizado para implementar simulação
Se a empresa já tem pessoas destacadas para utilizar o software, essa é a solução. Primeiramente é ministrado um treinamento centrado nas análises de interesse do cliente, com casos práticos que serão estudados com o produto da empresa.
Logo depois, é prestado um suporte customizado e ativo. Nesse tempo, dúvidas são esclarecidas, além de indicar os melhores caminhos e aprofundar a complexidade das análises, o que garante o aprendizado e aperfeiçoamento constante desses profissionais em busca de excelência.
Normalmente, essa é a solução utilizada, já que a maioria das empresas possuem uma equipe de desenvolvimento de produto, com capacidade para absorver o conhecimento de simulação e incorporá-lo aos processos existentes.
Engenheiro on site
Caso a empresa não tenha como deslocar alguém para se dedicar à simulação computacional, uma boa opção é pensar no engenheiro on site. Ele será um profissional terceirizado com qualificação técnica e experiência na área de simulação. Poderá atuar dentro da própria empresa ou remotamente.
Com essa estratégia, um grande benefício é a rapidez com que os resultados de simulação são obtidos e incorporados, gerando o rápido retorno do investimento. Além disso, por ser um profissional “externo”, ele não altera o organograma da empresa. Ou seja, é um “recurso” adicional que absorve as demandas de diversas áreas. Além disso, essa abordagem reduz a burocracia para contratação e gerenciamento de pessoas da empresa. Assim, esse profissional passa a ser um “curinga”, captando demandas de possíveis melhorias que possam ser feitas com o uso de simulação.
Essa pode ser uma abordagem que a empresa adote como modelo definitivo ou pode ser algo temporário. Ou seja, pelo tempo necessário para que o engenheiro on site estruture internamente um time de especialistas. Nesse sentido, a empresa tem a rapidez dos resultados, ao mesmo tempo em que constrói a sua própria equipe.
Infraestrutura física para implementar simulação
Algumas vezes o problema para a implementação da simulação é a infraestrutura física. Neste caso a Siemens resolve o problema disponibilizando máquinas potentes na nuvem. Essa solução é acessível com poucos cliques. Isso é possível através do modelo de licenciamento SaaS (Software as a Service) e os serviços de Cloud da AWS – Amazon Web Services.
Essa parceria firmada entre essas duas potências mundiais de tecnologia possibilita ao cliente usuário de software focar em seu modelo de negócios. Ou seja, minimizando seus esforços com a administração e a manutenção de seus hardwares. Assim, a empresa se beneficia de computação de alta performance sem a preocupação com o custo de implantação e manutenção desses equipamentos.
Especialistas em como implementar simulação
Assim como iniciamos esse post, novamente destacamos que a simulação já foi para poucos. No entanto hoje mostramos que está cada vez mais fácil utilizar esta tecnologia. A competitividade e o dinamismo dos mercados exigem que o desenvolvimento do produto seja rápido e eficiente. Não há mais espaço para tentativa e erro. A tecnologia 4.0 já é realidade. Se você não usa, provavelmente o seu concorrente sim. Seja você o disruptivo. Conte conosco para implementar a simulação na sua empresa com nosso método para implementar simulação.
A JL Engenharia e Software é parceira SIEMENS DIGITAL INDUSTRIES SOFTWARE e especialista em simulação computacional. Temos experiência e expertise nas aplicações práticas de ferramentas SIEMENS para simulação e otimização em engenharia.
Desenvolvemos soluções customizadas e ajustadas a cada modelo de negócios. Entre em contato para uma parceria de confiança.
SIEMENS Digital Industries Software – Where today meets tomorrow